quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

O temor do Senhor



   " O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência."    Pv 9:10

Tudo na paz pessoal? Espero que sim.
Hoje vim falar sobre o temor ao Senhor, a reverência, o respeito.
Alguns dias atrás passei por uma situação que me incomodou muito. Participamos de um culto de domingo em coutra cidade e o fato é que, quando o preletor da noite começou a pregar as crianças da igreja começaram a brincar e a correr no meio da igreja. Corriam do fundo da igreja para a frente do altar e vice versa. Passados uns 10 minutos da preleção o barulho continuava, então o pastor local tomou o microfone e pediu que os pais chamassem as crianças, que houvesse silêncio na hora da pregação. Em resposta ouvi uma "irmã" comentar:
- Criança ninguém segura.
Imagino que todos os leitores, mesmos os menos devotos vão achar um absurdo. Pensei comigo que aquele comportamento havia acontecido somente aquele dia, perguntei aos responsáveis daquela igreja e eles nos disseram que em todo culto as crianças correm, gritam e brincam e que os seus pais não fazem nada.
Fiquei muito incomodada com aquilo, o que me fez refletir sobre o respeito, a reverência que devemos ter a Deus.
A culpa era das crianças? Era dos pais? Ou da igreja? Não posso fazer esse julgamento, mas o que entendo é que aquelas crianças não tiveram uma orientação sobre a casa de Deus, sobre o respeito à casa Dele.
Essa  falta de temor, de reverência é perigosa pra todos nós, o comodismo e a rotina pode nos levar a isso. Quantas vezes agimos com falta de reverência na igreja? Quantas vezes conversamos sobre qualquer assunto durante o culto? Quantas vezes olhamos o celular? Quantas vezes reparamos no modo de vestir dos demais membros enquanto o culto de adoração está acontecendo? Quantas vezes estamos presentes só de corpo e os pensamentos estão lá fora?
Há alguns anos atrás John Bevere disse em uma conferencia  no Brasil:
" Você está falando com alguém e enquanto isso ele está de braços cruzados ou com as mãos no bolso, olhando pros lados ou cochichando com alguém, você continuaria falando com ele?
" Se toda vez que você vai na casa de alguém e bate na porta, a pessoa abre e faz...aaah você de novo. Você continuaria a ir nessa casa?
É claro que a resposta seria não! Então porque muitas vezes agimos sem respeito algum na casa de Deus?
O Antigo Testamento nos conta como os sacerdotes deviam se apresentar diante do altar. Eles deviam se lavar, purificar, consagrar, se vestir adequadamente e oferecer um sacrifício perfeito diante do Senhor. Do contrário eram consumidos, mortos ali mesmo. Olhemos para Nadabe e Abiú que ofereceram fogo estranho diante do Senhor e foram consumidos. Hofni e Fineias foram criados no ambiente Sagrado, desde pequenos tinham contato com os utensílios e os sacrifícios sagrados, mas foram se acostumando, perderam o temor a Deus e tudo virou rotina, tanto é  que até roubavam da panela além do que deviam comer e deitavam- se com prostitutas a porta da tenda.
Esses são exemplos de pessoas do Antigo Testamentos  que perderam o temor, mas nos nossos dias não é diferente,  de muitas outras formas pecamos no momento de oferecer o culto.
Que possamos voltar a santidade e ao temor do Senhor. Que ao chegarmos a igreja, tenhamos plena consciência que aquele lugar é santo e que ali devemos oferecer um culto racional.
Que aqueles poucos minutos de culto seja de entrega total.
Temamos, pois, a Deus! Ele é  Santo e merece toda adoração!

"O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos. " 
Sl 19.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Obrigado. Volte sempre!