segunda-feira, 1 de junho de 2020

MAIO LARANJA E O COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES



Você sabia que o Brasil é o segundo maior país do mundo em exploração sexual de crianças e adolescentes?
O assunto de hoje é algo muito sério. Durante todo mês de Maio aconteceu  a campanha MAIO LARANJA. É uma campanha de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes e a cor laranja também está sendo usada numa campanha de combate à violência contra as mulheres.
O objetivo é: concientizar, prevenir, combater e orientar as pessoas e as crianças sobre abuso sexual.
E porque em Maio? Por que no dia dezoito de maio foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de crianças e adolescentes. A data foi escolhida porque no dia dezoito de maio de 1973 aconteceu um crime brutal e violento contra uma criança de apenas 8 anos de idade.
No Espírito Santo uma menininha de 8 anos de idade sai da escola mais cedo e não retorna para casa nunca mais, muitas buscas foram feitas e seis dias depois do desaparecimento o corpo da menina foi encontrado. Ela foi estuprada, drogada,  mutilada e tinha várias marcas de mordida por todo o seu corpo. Infelizmente na época os responsáveis não foram pegos e o caso ficou por muito tempo sem solução.

DADOS SOBRE O ABUSO SEXUAL
  • No ano passado no brasil foram 17 mil casos de violência sexual contra criança e adolescente
  • Em 73% destes casos o abuso foi dentro de casa
  • Em 40% das denúncias o agressor é o pai ou o padrasto
  • No ano de 2018 foram 32 mil vítimas
  O que mais se teme é que esses dados podem vir a aumentar durante este período de isolamento que
estamos vivendo, antes quando a criança estava na escola o professor o dia identificar o
comportamento estranho dessa criança o até mesmo a criança ou adolescente poderia denunciar para um adulto o que ela estava passando em casa. E AGORA? Quem é o adulto que vai ouvir
essa criança? O que aumentou também neste período de isolamento foi o consumo de álcool e drogas o que faz com que aumente gradativamente os casos de violência sexual e também o acesso à pornografia.
Achei muito interessante um apelo feito pela diretora-presidente do Instituto Liberta ela diz assim:
Eu faço um apelo aos vizinhos e familiares que fiquem atentos na  medida do possível se a criança tem um comportamento estranho de alguma maneira.

A família está fechada dentro de casa mas, quem sabe um vizinho, amigo ou familiar tem acesso
essa família. Ou se um vizinho ouvir algum tipo de volência deve imediatamente denunciar porque como ela diz é um chamado de responsabilidade de todos nós!
Se estivermos sabendo ou desconfiando que a uma criança ou adolescente está passando por
um tipo de abuso é nossa responsabilidade denunciar!
Existem dois tipos de abuso a violência sexual, quando é praticada contra uma criança de 0 a 14
anos e também a exploração sexual quando é por dinheiro com adolescentes menor de 18 anos. Diante desse crime bárbaro muitas vezes a vítima sofre calada por medo, vergonha ou por ameaças do agressor.
Esse é um assunto muito triste de se tratar. Um problema tão grande, tão grande no nosso país e que nós não temos como erradicar, mas cada um de nós pode fazer sua parte. Seja denunciando se soubermos de alguma coisa, conversando ou interagindo com uma criança, sem julgar.
Sabemos que agora durante esse período de isolamento tem crescido também a violência doméstica. Antes as vítimas tinham a escola ou trabalho e agora está todo mundo confinado em casa. Imagine o que tem acontecido! Que possamos ter empatia e nos colocar no lugar dessas pessoas que estão sofrendo!
Outro dia  escutava um sermão de Charles Spurgeon que dizia Poupados da Epidemia, o sermão nos faz refletir o porquê fomos poupados enquanto outras pessoas morreram! Com certeza Deus tem um propósito na nossa vida! Assim como nesse caso, se fomos poupados da violência e abuso sexual e da violência doméstica que possamos olhar por aqueles nossos irmãos, por aquelas crianças que não têm voz!
E mesmo que pensemos que não podemos fazer nada, há uma coisa infalível que podemos fazer: oração! Façamos orações por cada criança, adolescente que está sofrendo lá onde ninguém está vendo mas os olhos de Deus veem todas as coisas.
Eu convido a todos a fazer orações, intercessões pelas famílias que estão sofrendo porque eu sei que Deus pode consolá-lo.
Mas aquilo que estiver ao nosso alcance que tenhamos coragem e a responsabilidade de denunciar.
Muito importante esse mês de Maio, essa campanha, essa luta!
E se temos crianças ao nosso redor, filhos, parentes, sobrinhos,  crianças com quem nós temos contato é muito importante estar falando sobre isso com cada faixa etária.
Precisamos ensinar nossas crianças como eles podem se defender de um agressor porque como dizem os dados na maioria das vezes o agressor é alguém conhecido, alguém que convive com aquela criança. Temos que estar atentos e observar pois há muitas evidências e tem como identificarmos.
Alguém precisa defender a criança e o adolescente, que possamos fazer parte deste grupo que está defendendo a criança e adolescente.
E pra quem foi abusado, quem sabe passou por este momento ruim, minha oraçãi é pra que você fique bem, que dê a volta por cima, que lute parase tornar um adulto de bem!

Este post então foi  para falar um pouquinho sobre o mês de maio, sobre esta campanha importante. O mês de maio acabou mas a nossa luta, a luta das pessoas de bem contra o mal continua! Que nos ajudemos uns aos outros fazendo o que estiver em nosso alcance e levando a Deus nossas orações pelas vítimas.
Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Obrigado. Volte sempre!