segunda-feira, 18 de março de 2019

Aprendendo a ser MÃE



Tudo na paz pessoal? Espero que sim!
Tenho lido tantos textos lindos sobre a maternidade. Sobre a realidade de ser mãe. E quando estou lendo a vontade de chorar é imediata, porque é tão verdadeiro e profundo o que dizem os textos que a gente se identifica imediatamente. O cansaço, o sono, as frustrações, os medos, a solidão é tudo real, acredito que todas as mães passaram ou passarão por isso.
Como mãe de primeira viagem, os primeiros dias com o bebê em casa pra mim foram assustadores. Meu esposo pegou 20 dias de férias do trabalho, mas da faculdade somente os 5 dias garantidos por lei. Então ele estava conosco todos aqueles dias e eu me sentia segura com ele em casa e de repente ele tinha que voltar pra faculdade. Lembro-me que chorei e disse a ele: - O que eu vou fazer?
Eu praticamente fiquei olhando para minha filha no carrinho enquanto ela dormia e pra ajudar ela vomitou pela primeira vez naquela noite, ela mamava e vomitava, então é óbvio que eu entrei em pânico.
- Porque ela estava vomitando???
Mandei mensagem para o marido, mandei mensagem desesperada para o pediatra dela e então ele me explicou que os bebês golfam, vomitam porque mamam demais. Isso é normal. Aaaaah booom! kkkkkkkk eu não sabia nada disso!
Esse foi um dos vários episódios de dúvida e insegurança que eu tive como mãe. Mas as vezes a gente tem receio de falar sobre esses sentimentos por medo de que as pessoas nos interpretem mal, que pensem que nos arrependemos de ter nos tornado mães ou que estamos fartas do filho. Muito pelo contrário, a maternidade é difícil, dolorida, cansativa mas só posso dizer que não me arrependo de nada, que faria tudo de novo.
Ao mesmo tempo que o bebê pode ser o motivo do cansaço, das dúvidas e da solidão, ele é o remédio pra tudo isso. Aquele sorriso é a cura, aquelas mãozinhas são o conforto, as primeiras palavras pronunciadas de forma errada é a musica mais linda já ouvida.
Cada nova conquista deles é a nossa conquista, nos enche de orgulho. Primeiro sorriso, primeira palavra, primeiros passinhos e depois a primeira vez que comem sozinhos, é muita emoção, não dá pra descrever.
A gente precisa buscar força em Deus, lutar todos os dias contra o cansaço e os sentimentos ruins. Por nós e por esse ser tão pequeno e indefeso! Eles precisam de nós! Pra tudo!
Chegará o tempo em que não precisarão mais, como dizem os textos que lemos, esse tempo vai passar, essa dependência vai chegar ao fim, e que não fique em nós o sentimento de arrependimento por não ter feito mais.
Que venhamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance pra criar esse mini ser humano que foi nos dado por Deus, e que façamos dele a melhor pessoa pra esse mundo!
O seu filho é a sua herança!

18 comentários:

  1. Minha gratidão minha querida por me seguir, parabéns pelo blog e pelo testo lindo! é claro que estou te seguindo obrigado pelo carinho, beijinhossssss

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo e verdadeiro texto minha amiga. Resumo tudo o que vc disse com a tão conhecida frase " Ser mãe é padecer no Paraíso". Beijos fique na paz do senhor.

    ResponderExcluir
  3. Lindo amei é tudo isso que a gente passa mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, vim do grupo do face!meu sonho desde criança é ser mãe!! Relatos assim tão reais me inspiram mais ainda!! Muito sucesso

    ResponderExcluir
  5. Olá, vim do grupo do face!meu sonho desde criança é ser mãe!! Relatos assim tão reais me inspiram mais ainda!! Muito sucesso

    ResponderExcluir
  6. lindo texto, ser mae nao deve ser nada facil, cheio de desafios e superações diárias

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Não sou mãe, só mãe de pet rs mas imagino todos os percalços que passam. São guerreiras!

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou mãe mas amo esse tipo de relato, gosto de ouvir e ler as experiencias de quem vive isso, principalmente as que desromantizam e mostram a real, lado bom e o lado dificil de ser mãe. Gostei demais do texto!

    ResponderExcluir
  9. Eu não sou mãe, mas convivo diariamente com dois bebês, um que fica aos meus cuidados a tarde e outra que moramos juntos ( no caso com sua mãe) e eu concordo muito com seu texto, tudo neles é uma honra e conquista diária. Maternidade real não é sempre tudo bem, mas é tão bom ver eles bem.

    ResponderExcluir
  10. eu ainda não sou mãe mas gosto de ler relatos assim, porque sinto que me prepara para as dificuldades e para o amor que é ter tal dadiva em minha vida

    ResponderExcluir
  11. Ser mãe é realmente gratificante, a nossa vida fica mais completa e todos os dias são preenchidos com braços e eu te amo sinceros!
    Eu não sei mais passar um dia se quer longe do meu pequeno.

    ResponderExcluir
  12. Que texto lindo!!
    E é exatamente assim a vida de mãe, também sou mãe de primeira viagem, minha filha tem 1 ano e 3 meses e ainda é um desafio todos os dias. Nem de longe dá pra comparar ao desespero dos primeiros meses, mas ainda não é fácil, ainda é cansativo e muito mais estressante, mas ao mesmo tempo é gratificante e maravilhoso!!

    Beijos da Lua!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda n sou mae, mas pelo seu texto com certeza é assim msm pq vejo algumas maes passando por isso

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Tenho tanto medo de ser mãe, de ter uma criança rs' são tantas coisas né. Eu sou muito paranoica e sei que não dormirei tranquila quando tiver uma criança haha.. mas, fica tranquila que vamos aprendendo!

    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Aprendenmos a maternidade sendo mãe né? nasce um filho e ali nasce uma mae.Com todos desafios. Filhos sao bencaos.

    ResponderExcluir
  16. Ser mãe é um eterno aprendizado e o meu melhor ofício!!! Parabéns pelo lindíssimo texto!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigado. Volte sempre!