Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Frutifique onde estiver


E Deus os abençoou, e disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.                                Gn 1.28

Há alguns dias ouvi uma mensagem pregada que me tocou profundamente, foi baseada no versículo 28 de Gênesis 1. Nunca havia interpretado ou ouvido alguém ministrar essa palavra nesse sentido, pois versículo citado  geralmente é usado no sentido da criação, ter filhos, aumento dos seres humanos. 
Mas desta vez a palavra pregada nos trouxe a luz que é possível frutificar, produzir frutos espirituais em terras secas e áridas, o que muitas vezes pensamos ser impossível.
Pensamos que por nosso condição social, física, racial ou intelectual não podemos alcançar certos objetivos e sonhos. Quem sabe uma faculdade, casa ou carro. Um casamento, uma posição mais elevada na empresa... Costumamos julgar nossa própria condição e capacidade.
A Bíblia nos deixa claro que quem capacita é o Senhor! Quem pode colocar em lugares altos é Ele! Não há impossíveis pra Deus.
Nessa mensagem o pastor fez uma comparação entre o primeiro Adão e o último Adão(Jesus). Adão era o homem mais lindo da terra, casado com a mulher mais linda, moravam no melhor lugar do mundo, o Jardim do Éden e recebiam todos os dias a visita do melhor amigo. Adão, Eva e toda a sua descendência  tinham a missão de refletir a glória de Deus. 
Já sobre Jesus, Isaías 53 nos diz que:
...e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

Adão tinha tudo para dar certo e ser feliz, mas ele errou. Eva não valorizou tudo que haviam recebido e desejou experimentar o fruto proibido. Esse casal numa terra fértil e com tudo a seu favor não estavam satisfeitos então desobedeceram o Senhor, sendo expulsos do paraíso. Agora, Jesus na difícil época em que viveu, sendo perseguido desde os 2 anos de idade, não tinha onde reclinar a cabeça, sendo julgado e acusado pelos fariseus a todo instante, mesmo nessas condições seus frutos transbordaram. 

Nem mesmo os amigos mais chegados puderam orar com ele quando ele mais precisou, mesmo assim Jesus frutificou, salvou, curou, trouxe luz, trouxe paz e esperança a humanidade, a aridez daqueles corações não o impediu de ser Ele mesmo: o próprio Amor.
Ah, mas Jesus era Deus! Era sim, mas também era 100% homem assim como nós, sujeito aos mesmos sentimentos, mas não importando a terra em que estava ele só frutificou!
Outro grande exemplo foi o apóstolo Paulo. Ele desejava muito chegar à  Roma, já tinha feito três grandes viagens missionárias e agora ele queria ir a Roma e dali ser enviado pela igreja de Roma até a Espanha. Esse era o seu projeto pessoal, seu desejo de ministério, entretanto as circunstâncias foram bem diferentes, ele chegou na verdade em Roma mas não chegou como queria chegar, chegou preso, algemado,  chegou pra ficar no corredor da morte e apesar desta cirscuntância tão adversa o apóstolo Paulo testemunha em sua carta aos Filipenses 1. 12 que todas essas coisas contribuíram para o progresso do evangelho.
Esse homem não olhava pra vida em termos de casualidade de coincidência,  ele sabia que Deus está no controle, que Deus é soberano e não perde o rumo dos acontecimentos da nossa vida.
Paulo ainda diz que em virtude da sua prisão em Roma três coisas boas aconteceram.
1°: as igrejas foram mais encorajadas a pregar
2°: 16 mil soldados da mais alta patente tomaram conhecimento das suas cadeias em Cristo, pois como ele ficou dois anos preso ali, em três turnos  por dia tinha um soldado algemado com ele e nesse tempo então Paulo testemunhava  para esse soldado que ficava algemado a ele. No fim dos dois anos toda a guarda pretoriana estava evangelizada.
3°: como não podia visitar as igrejas começou a escrever cartas. Foi na prisão que ele escreveu as cartas de Efésios, Filipenses, Colossenses e Filêmon.
 Com a vida de Paulo aprendemos  algumas importantes lições: primeiro não é o lugar que faz você,  não é a circunstância que faz você,  é você quem faz o lugar!  Paulo poderia mergulhar nas águas turvas do pessimismo e até da depressão, poderia se sentir injustiçado, amargurado, mas Paulo não permitiu que as circunstâncias determinassem seus sentimentos e suas ações ao contrário ele transformou sua prisão num campo missionário e ali produziu muito frutos!
Esse bom exemplo fica pra nós hoje. Parar de se vitimizar, como disse o pastor. Todos os seres humanos da terra sofrem, o sol nasceu pra todos. A diferença é, podemos ser luz no meio dessas trevas, podemos ser sal em meio a tanto pecado, podemos ser o que diz a canção da cantora Aline Barros

Como o farol que brilha a noite, como ponte sobre as águas, como abrigo no deserto. Como flecha que acerta o alvo
Não importa onde trabalhamos ou moramos. Qualquer lugar pode ser um campo frutífero para a evangelização, para o testemunho do evangelho. 
Não reclame do trabalho que você tem, esse é o local onde Deus te plantou pra frutificar!
Podemos influenciar as pessoas à nossa volta ainda que essas pessoas sejam hostis. Podemos impactá-las com o poder do testemunho, com o poder do evangelho e da graça.
Todas as pessoas podem ser transformadas, todos podem ser perdoados e salvos e nós podemos ser o instrumento nas mãos de Deus para que isso aconteça! O grande desafio portanto é frutificar onde estamos plantados. 
Não reclame da casa, do bairro ou da cidade que você mora. Você pode florescer em qualquer lugar, porque o que importa não é terra e sim o agricultor que é Jesus. Ele, além de ser o agricultor também é a água viva, então o crescimento é certo!
Então, aí nesse local, nesse ambiente onde você está: FLORESÇA, FRUTIFIQUE! Transborde amor, alegria e compreensão. Tenha sempre uma palavra de paz e de alento pra quem te rodeia. Seja a luz e o sal que Jesus nos disse pra ser! Com certeza os teus frutos alimentarão multidões!

29 comentários:

  1. Texto brilhante, encorajador e claro, uma mensagem de Deus pra minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Deus continue iluminando teu coração, para nos abençoar com estes lindos texto,e reflexões maravilhosos.

    ResponderExcluir
  3. linda mensagem, devemos mesmo cultivar a nossa melhor versao onde estivermos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Adoro textos assim, que falem de Deus, precisamos sempre falar dEle e de como Ele é maravilhoso, adorei o texto!
    Beijos - Giovanna Otuka
    www.giovannaotuka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Que mensagem maravilhosa <3 eu simplesmente amei. Parabéns você escreve muito bem :D

    ResponderExcluir
  6. Que mensagem linda! Que bom começar a semana cm esse texto

    ResponderExcluir
  7. Nossa!! Eu amei a sua mensagem! Que paz

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha lido essa tradução com frutificar, a maioria das Bíblias em português vertem: Tornar-se férteis, ter filhos...
    E sua aplicação é bem interessante e positiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um pouco diferente do que o que estamos habituados a ouvir.

      Excluir
  9. Penso que nada acontece por acaso, e não importa as circunstâncias que vivamos, sempre podemos sair melhores de cada uma delas.
    Ótima reflexão!

    ResponderExcluir
  10. Amei o texto e a sua reflexão sobre a pregação que escutou, me fez lembrar de uma frase bem conhecida que diz: "floresça aonde Deus te plantou" 🌸

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Que texto ótimo e importante de ser lido, realmente podemos frutificar em qualquer lugar, podemos espalhar o evangelho em qualquer ambiente.

    Beijos da Lua!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem flor! Podemos sim ser canal de bênçãos para os outros.

      Excluir
  12. Excelente post para refletir. Eu sempre reclamo das coisas, acho que preciso florescer e frutificar. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Texto bacana, proporciona uma boa reflexão.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo belo texto, evangelizar é preciso!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigado. Volte sempre!