Páginas

sábado, 25 de maio de 2019

Um dia tudo se torna lembrança



Os mistérios de Deus vão muito além daquilo que pedimos ou pensamos. Para cada um de nós Ele projetou um futuro especial e único. Podemos muitas vezes não entender o nosso hoje, mas certamente o amanhã  nos surpreenderá,  vamos olhar pra trás e ver que tudo o que passou foi um aprendizado que nos preparou para viver o hoje.
Quando penso em pessoas que sofreram e depois se alegraram com as bênçãos de Deus, gosto muito de lembrar do livro de Rute. Quanta esperança! Uma moça, que por certo tinha muitos sonhos e entre eles, construir uma família. Passaram-se os dias e ela se casou, começando a construir a sua família, porém seu esposo veio a falecer. Quanta tristeza! Uma moça que estava começando a sonhar, encontrou-se desamparada, mas ainda havia uma oportunidade, ela podia voltar para a casa de seus pais como sua sogra queria e sua cunhada fez, retomar sua vida e começar do zero.
Rute então preferiu seguir adiante e não mais retroceder, aonde Noemi fosse ela iria; Onde repousasse ela repousaria; o Deus de sua sogra seria também o seu Deus. Elas voltam para Belém de Judá;  terra de Noemi,  recomeçariam  ali.  Ao chegar Rute toma uma atitude, vai rebuscar espigas entre os segadores para garantir o sustento de ambas. Enquanto trabalhava, a Bíblia nos fala no capítulo 2 e versículo 3 do livro de Rute, que "por casualidade..." ela passa para o lado do campo de Boaz.  Boaz era um dos parentes de Elimeleque, falecido esposo de Noemi, esse homem poderia ser o resgatador das duas. Lá estava Rute trabalhando quando ele chegou e perguntou aos segadores, quem era aquela moça? Prontamente eles responderam que era a moça que havia deixado tudo na sua terra e vindo com sua sogra sem olhar pra trás, todos sabiam que ela era mulher virtuosa e Rute achou graça perante Boaz. No tempo predestinado por Deus, Boaz resgatou aquelas mulheres, agora aquilo que elas haviam perdido começava a ser restituído.  Só o sonho e alegria de Rute? Não!  De Noemi também, quando nasce Obede, seu primeiro neto. As mulheres que viam ela amargurada proclamaram:
"Seja o Senhor bendito, que não deixou, de te dar um neto que será teu resgatador,  e seja afamado em Israel o nome desse. Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu a luz, e ela te é melhor que sete filhos."(Rute 4.14;15) Elas tiveram a alegria restaurada no tempo certo pelo resgatador de suas vidas. Assim também será com você. Aquilo que tens pedido a Deus e esperado com perseverança, creia que Ele é fiel para cumprir o que te prometeu. Ele é o mesmo, ontem; hoje e será eternamente. Assim como Ele devolveu o riso aquelas mulheres, também fará contigo, transformando suas lágrimas em sorrisos; sua tristeza em alegria, enxugando dos teus olhos toda a lágrima. Quando olhares pra trás,  tudo o que passou será apenas lembrança; para trazer a sua mente o caminho que trilhou até chegar ao lugar que o Senhor te prometeu.

Texto escrito pela Missionária Samara Machado. Trabalhando atualmente no campo de Miraguaí

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Frutifique onde estiver


E Deus os abençoou, e disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.                                Gn 1.28

Há alguns dias ouvi uma mensagem pregada que me tocou profundamente, foi baseada no versículo 28 de Gênesis 1. Nunca havia interpretado ou ouvido alguém ministrar essa palavra nesse sentido, pois versículo citado  geralmente é usado no sentido da criação, ter filhos, aumento dos seres humanos. 
Mas desta vez a palavra pregada nos trouxe a luz que é possível frutificar, produzir frutos espirituais em terras secas e áridas, o que muitas vezes pensamos ser impossível.
Pensamos que por nosso condição social, física, racial ou intelectual não podemos alcançar certos objetivos e sonhos. Quem sabe uma faculdade, casa ou carro. Um casamento, uma posição mais elevada na empresa... Costumamos julgar nossa própria condição e capacidade.
A Bíblia nos deixa claro que quem capacita é o Senhor! Quem pode colocar em lugares altos é Ele! Não há impossíveis pra Deus.
Nessa mensagem o pastor fez uma comparação entre o primeiro Adão e o último Adão(Jesus). Adão era o homem mais lindo da terra, casado com a mulher mais linda, moravam no melhor lugar do mundo, o Jardim do Éden e recebiam todos os dias a visita do melhor amigo. Adão, Eva e toda a sua descendência  tinham a missão de refletir a glória de Deus. 
Já sobre Jesus, Isaías 53 nos diz que:
...e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

Adão tinha tudo para dar certo e ser feliz, mas ele errou. Eva não valorizou tudo que haviam recebido e desejou experimentar o fruto proibido. Esse casal numa terra fértil e com tudo a seu favor não estavam satisfeitos então desobedeceram o Senhor, sendo expulsos do paraíso. Agora, Jesus na difícil época em que viveu, sendo perseguido desde os 2 anos de idade, não tinha onde reclinar a cabeça, sendo julgado e acusado pelos fariseus a todo instante, mesmo nessas condições seus frutos transbordaram. 

Nem mesmo os amigos mais chegados puderam orar com ele quando ele mais precisou, mesmo assim Jesus frutificou, salvou, curou, trouxe luz, trouxe paz e esperança a humanidade, a aridez daqueles corações não o impediu de ser Ele mesmo: o próprio Amor.
Ah, mas Jesus era Deus! Era sim, mas também era 100% homem assim como nós, sujeito aos mesmos sentimentos, mas não importando a terra em que estava ele só frutificou!
Outro grande exemplo foi o apóstolo Paulo. Ele desejava muito chegar à  Roma, já tinha feito três grandes viagens missionárias e agora ele queria ir a Roma e dali ser enviado pela igreja de Roma até a Espanha. Esse era o seu projeto pessoal, seu desejo de ministério, entretanto as circunstâncias foram bem diferentes, ele chegou na verdade em Roma mas não chegou como queria chegar, chegou preso, algemado,  chegou pra ficar no corredor da morte e apesar desta cirscuntância tão adversa o apóstolo Paulo testemunha em sua carta aos Filipenses 1. 12 que todas essas coisas contribuíram para o progresso do evangelho.
Esse homem não olhava pra vida em termos de casualidade de coincidência,  ele sabia que Deus está no controle, que Deus é soberano e não perde o rumo dos acontecimentos da nossa vida.
Paulo ainda diz que em virtude da sua prisão em Roma três coisas boas aconteceram.
1°: as igrejas foram mais encorajadas a pregar
2°: 16 mil soldados da mais alta patente tomaram conhecimento das suas cadeias em Cristo, pois como ele ficou dois anos preso ali, em três turnos  por dia tinha um soldado algemado com ele e nesse tempo então Paulo testemunhava  para esse soldado que ficava algemado a ele. No fim dos dois anos toda a guarda pretoriana estava evangelizada.
3°: como não podia visitar as igrejas começou a escrever cartas. Foi na prisão que ele escreveu as cartas de Efésios, Filipenses, Colossenses e Filêmon.
 Com a vida de Paulo aprendemos  algumas importantes lições: primeiro não é o lugar que faz você,  não é a circunstância que faz você,  é você quem faz o lugar!  Paulo poderia mergulhar nas águas turvas do pessimismo e até da depressão, poderia se sentir injustiçado, amargurado, mas Paulo não permitiu que as circunstâncias determinassem seus sentimentos e suas ações ao contrário ele transformou sua prisão num campo missionário e ali produziu muito frutos!
Esse bom exemplo fica pra nós hoje. Parar de se vitimizar, como disse o pastor. Todos os seres humanos da terra sofrem, o sol nasceu pra todos. A diferença é, podemos ser luz no meio dessas trevas, podemos ser sal em meio a tanto pecado, podemos ser o que diz a canção da cantora Aline Barros

Como o farol que brilha a noite, como ponte sobre as águas, como abrigo no deserto. Como flecha que acerta o alvo
Não importa onde trabalhamos ou moramos. Qualquer lugar pode ser um campo frutífero para a evangelização, para o testemunho do evangelho. 
Não reclame do trabalho que você tem, esse é o local onde Deus te plantou pra frutificar!
Podemos influenciar as pessoas à nossa volta ainda que essas pessoas sejam hostis. Podemos impactá-las com o poder do testemunho, com o poder do evangelho e da graça.
Todas as pessoas podem ser transformadas, todos podem ser perdoados e salvos e nós podemos ser o instrumento nas mãos de Deus para que isso aconteça! O grande desafio portanto é frutificar onde estamos plantados. 
Não reclame da casa, do bairro ou da cidade que você mora. Você pode florescer em qualquer lugar, porque o que importa não é terra e sim o agricultor que é Jesus. Ele, além de ser o agricultor também é a água viva, então o crescimento é certo!
Então, aí nesse local, nesse ambiente onde você está: FLORESÇA, FRUTIFIQUE! Transborde amor, alegria e compreensão. Tenha sempre uma palavra de paz e de alento pra quem te rodeia. Seja a luz e o sal que Jesus nos disse pra ser! Com certeza os teus frutos alimentarão multidões!

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Resenha protetor solar HELIO DERM

Segundo o Sociedade Brasileira de Pediatria não se deve usar protetor solar em bebês menores de 6 meses, e nem expor a crianca ao sol por muito tempo em horários em que o sol está forte,  pois a pele do bebê é muito sensível e pode ter reações alérgicas , queimaduras e até mesmo pode causar desidratação no bebê.
Também é recomendado o banho de sol sem protetor solar 15 minutos por dia. Pela manhã ou no fim da tarde.  O contato do sol na pele produz a vitamina D, vitamina essa responsável pelo desenvolvimento do bebê, crescimento e formação óssea.
Com essa introdução hoje vim falar sobre o primeiro protetor solar que usei na minha filha. Estava com muito medo de comprar um protetor que lhe causasse alergia, pois havia lido sobre isso. E como eu sou medrosa, né... estava preocupada. Ressalto que só apliquei protetor nela após os 6 meses.
O protetor  solar que comprei foi o Hélio Derm Suncare Kids.

O protetor solar Helio Derm Suncare Kids é exclusivo para o público infantil, sua fórmula tem uma coloração violeta e cheirinho de uva. É resistente a água e a absorção é bem rápida pois a textura é bem levinha. O colorido da loção serva para indicar os locais onde o protetor já foi passado.
E qual a forma correta de aplicar protetor solar na criança?
- Aplicar uma camada grossa em todo o corpo
- Aplicar nos lugares mais sensíveis como couro cabeludo(Se tiver pouco cabelo), no alto das orelhas, parte de cima dos pés, região do pescoço.
- Reaplicar o protetor solar a cada duas horas ou após a criança entrar na água.
Além disso é  importante que o bebê use chapéu e que não fique exposto ao sol no período entre as 10 horas da manhã e 16 horas da tarde.
Há quem pense que isso tudo é  frescura, mas devo dizer que eu segui exatamente tudo que aprendi pesquisando sobre o assunto e o que o pediatra da minha filha nos orientou e não me arrependo de nada, essas dicas deram super certo e não tivemos nenhum imprevisto nesse sentido.

Eu gostei bastante desse protetor, foi ótimo pra nós. Usamos no dia a dia normal e nos dias que fomos a praia também. Minha filha se adaptou bem a ele e deu tudo certo!
E vocês? Qual foi o primeiro protetor solar de seus pequenos?